domingo, 1 de janeiro de 2012

Período pré-histórico

O Concelho da Mealhada, nesta altura, remete-nos para um meio natural caracterizado por pântanos e aluviões, favorável à presença de grandes animais, algumas vezes anfíbios, a uma vegetação rica e à vida humana.

Os achados circunscrevem-se à zona da Planicie, atravessada por uma razoável rede hidrográfica, aberta em vales férteis, de solos de boa aptidão agrícola que os faria mostrarem-se propícios à agricultura. Era um convite à presença do Homem.


PALEOLÍTICO INFERIOR
2 milhões de anos

Existem artefactos, dos mais primitivos em pedra e osso, nomeadamente na Fujaca (Pampilhosa) e Quinta do Valongo. Objetos como coups de poings, lascas, fragmentos de núcleo, lâminas e raspadeiras de sílex, bem como objectos em osso e chifre. Na Mealhada, há também vestígios de ossos de animais de grande porte – característicos de ambientes bem diferentes dos actuais como o hippopotamus amphibius major, o palaeoloxodeon antiquus, o cervus elaphus e equus caballus
 
 
NEOLÍTICO
5 mil anos a.C.

Vestígios de Monumentos funerários (mamoas – Quinta do Valongo, Salgueiral, Quinta do areal (f.Antes), e para além disto, dois machados na Pampilhosa)


IDADE DO BRONZE
2 mil anos a.C.
 
Encontrados três machados e uma foice no Travasso.

____________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário